sábado, 3 de novembro de 2007

sobre rubem, joão e a escola

Um dia ainda agradecerei ao João Paulo por ter me apresentado Rubem Alves. Mas agradecerei depois de me aprofundar mais neste novo mundo que estou conhecendo. E me parece tão familiar. A simplicidade no jeito de falar (escrever), a calma de criar interlocuções um tanto quanto comunicativas entre parênteses, a sinceridade que transpassa a folha de papel ou a tela do monitor. Tudo isso eu já conhecia de algum lugar. Da sala de aula. Do menino que fez o texto "Meu amigo Gabriel", do menino que fez o texto sobre a mulher e o guarda-chuva, do menino que fez o texto do pit-dog, do menino que em um de seus textos, abriu um parêntese enorme perguntando se a gente conhecia Rubem Alves e, caso a resposta fosse negativa, ele já havia passado, ali mesmo no texto, o endereço do site do Rubem Alves (pra quem não sabe: http://www.rubemalves.com.br).
Parece até que é filho do tal escritor. As ilúdicas ambições e anseios, bem simliares. O desejo por uma escola diferente. O João Paulo sempre falava que, quando fosse mais velho, iria construir uma escola. Do pré-escolar ao terceiro ano. Até me convidou pra ser professor de biologia. O Tchuca seria o professor de história. A Lígia seria a psicóloga e a professora de português. O João Paulo seria o diretor e o professor de análise e produção de texto (acho que ele prefere que chame assim a matéria "redação").
A gente brinca, mas seria maravilhoso que isso um dia acontecesse, já que todos nós temos em comum o desejo de ensinar de verdade. Odiaria que meu filho estudasse biologia como algo chato, decoreba e que não servisse pra nada na vida. Como o estudo da vida não serviria pra vida? Mas também ficaria triste se ele pensasse o mesmo da língua portuguesa, matemática, história, química e até mesmo da (argh) física.
Tenho certeza que hoje o João Paulo tem um desejo um pouco diferente. De fazer uma escola igual à Escola da Ponte. E o apoio totalmente! Largo o mestrado que for pra dar aula numa escola dessas. E tenho quase certeza de que ele mandou um e-mail ao Rubem Alves respondendo se ele matricularia ou não seu filho numa escola como essa. Eu mesmo quase mandei.
Minha sugestão de hoje, pra quem gosta de ler, é que sempre visitem o blog do João, já citado aqui e com posição de destaque ali nos blogs indicados. Se gostarem do que ele escreve, de como escreve, e de como trata que é discutido, não hesitem em ler Rubem Alves.

E, pra não perder o costume, visitem:
# Teoria das Cordas
# Leite com Toddy

4 comentários:

Anônimo disse...

ah, num fala mal de física arthuuur x)

João Paulo disse...

Não existe um emoticon de um carinha sorrinho com os olhos cheios d'água.
Se tivesse, era o que eu colocaria agora.

Aline disse...

o meu emoticon com olhinhos cheios d'agua é assim *-*..
aouieaoiueoaiueoaiueoaiea

ahh ficou tão bonito arthur!
eu gostei :)

deh gouthier; disse...

ficou meeeesmo
e eu podo dar aula tbem?
eu aprendo oque vcs quiserem só pra participar. ;)